domingo, 22 de abril de 2012

Estudando o Solo


O QUE É?
O solo, também chamado de terra, é fundamental para a vida de todos os seres vivos do nosso planeta. Ele é o resultado da ação conjunta de agentes externos: chuva, vento, umidade, calor sobre as rochas que depois é enriquecido com matéria orgânica (restos de animais e plantas).
O solo é a camada mais fina da crosta terrestre e se localiza na superfície externa.
FORMAÇÃO DO SOLO
A formação dos solos é um processo muito lento, tem uma longa duração e segue sempre as mesmas etapas.
Etapa 1:
A rocha mãe surge à superfície da Terra.
Etapa 2:
Os fatores externos, como o vento, a água, a temperatura e os seres vivos, vão desgastando a rocha, provocando rachaduras e a desmanchando.
Etapa 3:
Pequenos seres vivos, como fungos e bactérias começam a colonizar a rocha. Quando estes morrem, juntam-se aos pedaços de rochas desmanchados formando um solo pouco espesso – o solo primitivo.
Etapa 4:
Depois surgem pequenas plantas com raízes e aparecem pequenos animais que facilitam a desagregação da rocha e a acumulação de restos de matéria orgânica, tornando o solo mais espesso e complexo.
Etapa 5:
Por último, começam a desenvolver-se plantas e a surgirem animais de maior porte. Os restos deste seres vivos e os materiais resultantes da sua decomposição vão se juntando ao solo, que acaba por ficar formado por várias camadas. Este solo é então chamado de solo maduro.
CAMADAS DO SOLO
Horizonte O - É formado pela acumulação de folhas e outros restos de plantas e por cadáveres de animais.
Horizonte A - É formado por produtos resultantes da decomposição dos seres vivos, juntamente com alguma matéria mineral. Nesta camada podemos encontrar alguns animais e raízes de plantas.
Horizonte B - É formado por fragmentos minerais e por alguns materiais provenientes da decomposição dos seres vivos
Horizonte C - É constituído por fragmentos minerais , resultantes da desagregação da rocha-mãe.
Rocha – mãe - Rocha a partir da qual se forma o solo.
A IMPORTÂNCIA DO SOLO PARA A VIDA
É no solo que se fixam e se desenvolvem a grande maioria das plantas do nosso planeta. Estas plantas, por sua vez vão servir de alimento para os animais.
Alem de contribuírem para a formação dos solos, os seres vivos desempenham outras tarefas importantes como torná-las férteis, ou seja, solos com apropriados para a agricultura, que são os mais importantes para o homem.
Bactérias
No solo existe uma grande quantidade de bactérias. Estes seres microscópicos decompõem a matéria orgânica e alguns captam o nitrogênio da atmosfera, o que é fundamental para as plantas.
Também produzem substâncias que vão ser utilizadas por outros seres vivos.

Fungos
Estes seres vivos, onde se incluem os cogumelos e o mofo, fazem a decomposição da matéria orgânica do solo transformando-a em matéria orgânica que é utilizada pelas plantas.


Formigas, minhocas e toupeira
Ao cavarem as galerias onde se instalam, estes animais revolvem o solo, que fica arejado, permitindo uma melhor passagem da água e do ar para as raízes das plantas.

Sistema Solar

Viaje pelo Sistema Solar:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9584/Sistema%20Solar.swf

Agora teste seus conhecimentos:
TESTE